sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Casamento Religioso com Efeito Civil

Reta final!
Agora os compromissos vão se multiplicando e amanhã é dia de ir no cartório dar entrada no processo do casamento civil. Nós escolhemos fazer a uma cerimônia religiosa com efeito civil, que é quando os dois acontecem juntos, na igreja, durante a cerimônia. 
Abaixo segue o processo que deve ser seguido para um casamento religioso com efeito civil:

Os noivos deverão comparecer em Cartório com no mínimo 30 e no máximo 60 dias antes da data do casamento, para dar início ao processo. E já deve ter escolhido a opção de regime de bens que desejar.

O Noivo ou a Noiva devem residir neste Subdistrito e necessitam estar acompanhados de DUAS testemunhas, parentes ou não (desde que sejam CONHECIDAS) e maiores de 18 (dezoito) anos, portando Documento de Identidade original com foto (RG, CNH não vencida, RNE ou protocolo, Passaporte não vencido, Carteira de Conselhos Regionais - como OAB, CREA, etc) e Certidão de Casamento (caso seja casado(a), separado(a), divorciado(a)).

Os noivos devem levar um Requerimento da Igreja que diz que o casamento será Religioso com Efeito Civil. Este requerimento deve ser retirado na Igreja antes dos noivos irem ao cartório para marcar o casamento, e deverá ser assinado por eles e pelo celebrante religioso ou Pároco da Igreja. OBS: Antes de levar este documento no cartório para dar entrada nos papéis do casamento, é necessário reconhecer a assinatura do Celebrante religioso, neste requerimento da Igreja. (Já temos!)

Após o prazo de 20 dias, o cartório que vocês deram entrada nos papéis, vai emitir um documento chamado Certidão de Habilitacão. Este documento deverá ser entregue na Igreja para que possa ser feito o Termo de Religioso com efeito civil, que é o documento que os noivos e os 2 padrinhos deverão assinar na hora da cerimônia.

Após a cerimônia , os noivos devem levar o Termo de Religioso com Efeito civil para ser reconhecida a firma do celebrante, para depois levar ao cartório que deram entrada no casamento e trocar pela certidão de casamento. Os noivos tem o prazo de 90 dias para fazer o registro do casamento, a contar da data da celebração, caso este registro não seja feito os noivos continuarão solteiros.

Documentos necessários:
Solteiros (Maiores de 18 Anos)
- Documento de Identidade original com foto (RG, CNH não vencida, Passaporte não vencido, Carteira de Conselhos Regionais - como OAB, CREA, etc)
- Certidão de Nascimento original
- Fornecer a data de nascimento e o local do nascimento dos pais dos noivos e o endereço residencial dos mesmos

O preço do casamento religioso com Efeito civil é de R$ 248,45.
Então, vamos lá... 
... e durante a noite decido se mudo ou não o meu nome! 

Um beijo, Lili.


Fonte: Site do Cartório e Site Casamento Civil 
Foto: Google Images

5 comentários:

  1. Oie blogueiras lindas de plantão, nome é Nágila, menina de muitos sonhos, muito prazer! Estamos iniciando uma vida neste fantástico mundo dos blogs (eu e o meu maridão Rubens), esperamos ser bem recebidos por todas(os), venham conhecer nos http://www.nossacasanossosonho.com/ serão todos muito bem vindos(as).
    Tenha uma ótima semana!!!
    Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer pastor poderá realizar um casamento com efeito cível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver cursado Teologia sim!

      Excluir
  3. Se o casamento for ser realizado no salão por um Pastor, posso também fazer esse processo??

    ResponderExcluir
  4. A certidão sai com a data do casamento ou com a data que foi entregue no cartório?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...